O Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta) instalou sua primeira estação maregráfica, nas proximidades do Molhe Oeste da Barra de Rio Grande (RS). O equipamento foi financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e destina-se a medições precisas do nível do mar e de outros parâmetros meteorológicos.
O equipamento está em operação desde janeiro. Segundo o coordenador do sistema, Carlos Garcia, estações maregráficas registram a elevação da maré em zonas urbanas, de maneira a permitir a previsão de riscos de inundação em áreas costeiras devido ao aumento progressivo do nível do mar.
No caso do SiMCosta, o monitoramento fica ainda mais detalhado porque o projeto se conecta à Rede Altimétrica de Alta Precisão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(Raap/IBGE), que fornece a altitude exata de pontos do território nacional.
“O SiMCosta visa à implantação e à manutenção de um sistema observacional, constituído de plataformas, fixas ou flutuantes, dotadas de sensores meteorológicos e oceanográficos necessários para monitorar as propriedades físicas, químicas e biológicas das águas costeiras”, explica o coordenador. Leia aqui a matéria completa.