Você esta em:
Home » Eventos » Projeto AMAZALERT discute cenários e criação de sistema de alerta para a Amazônia
30 de setembro de 2014

Projeto AMAZALERT discute cenários e criação de sistema de alerta para a Amazônia



cenarios2Os impactos do clima e do uso da terra na Amazônia e os seus serviços ecossistêmicos serão tema do 3º Workshop de Cenários Participativos do Projeto AMAZALERT, organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em conjunto com a Embrapa Monitoramento por Satélites no dia 6 de outubro em Belém (PA).

A Amazônia pode estar sob ameaças que combinam efeitos de um desenvolvimento pouco sustentável e mudanças climáticas. Estudos realizados nos últimos dez anos indicam que estes efeitos podem levar à perda das florestas, alterações regionais no clima e no ciclo da água, bem como à redução de biodiversidade. Estas mudanças podem ainda agravar a degradação da floresta, secas e inundações, afetando outros serviços ecossistêmicos e a população que ocupa aquela região. Estes riscos para a Amazônia estão resumidos nos Relatórios do IPCC de 2007 e 2014 sobre os impactos das mudanças climáticas. O AMAZALERT tem como objetivo testar o quanto essas previsões são prováveis e, em caso positivo, antecipar onde, como e quando isso deve acontecer.

Muitas incertezas permanecem sobre estas ameaças. Por exemplo, não está bem estabelecido como os serviços ecossistêmicos da Amazônia dependem da água, da floresta e da biodiversidade. Também não está claro como programas e políticas públicas nacionais e internacionais podem afetar a floresta e os seus serviços. Um dos componentes do AMAZALERT foi justamente a discussão de cenários para a região com a participação da sociedade. Foram realizadas duas oficinas, uma em Belém outra em Brasília, envolvendo representantes da sociedade civil, setor produtivo e governo. No 3º WS serão apresentados os resultados dessas oficinas.

Criado em 2011, o Projeto AMAZALERT foi concebido para melhorar a compreensão sobre os processos que levam às mudanças ambientais na Amazônia, por meio da colaboração de instituições nacionais e internacionais. Cientistas de 14 renomadas instituições europeias e sul-americanas (Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru) participam desse ambicioso programa de pesquisa para prever o que poderá acontecer com a Amazônia ao longo das próximas décadas.

Ao final do workshop serão reunidas as recomendações para um efetivo sistema de alerta para a região Amazônica.

Mais informações: http://www.eu-amazalert.org/home

cenarios