Você esta em:
Home » Eventos » Pesquisadores divulgam Previsão por Consenso para o Trimestre dezembro/janeiro/fevereiro de 2016
30 de novembro de 2015

Pesquisadores divulgam Previsão por Consenso para o Trimestre dezembro/janeiro/fevereiro de 2016



GTPCS_Nota16_25112015

Resumo das condições climáticas

O fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) segue em pleno desenvolvimento, com anomalias da temperatura da superfície do mar que excederam 3°C em algumas áreas na faixa equatorial do Oceano Pacífico, em novembro corrente. No decorrer do último trimestre (ASO/2015), o fenômeno El Niño atingiu a categoria forte. Nos meses de outubro e novembro, o aumento em sua intensidade contribuiu para o déficit das chuvas em grande parte do centro-norte do Brasil (entre 100 mm e 300 mm abaixo da média histórica) e para o excesso de chuva na maior parte da Região Sul, do Estado de São Paulo e leste do Mato Grosso do Sul. Neste mesmo período, as temperaturas máximas apresentaram-se acima dos valores normais na maior parte do Brasil. Destacou-se a persistência de águas superficiais anomalamente aquecidas nas áreas subtropicais do Atlântico Norte, o que implicaria na atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ao norte de sua climatologia e,por sua vez, contribuiria para o déficit pluviométrico sobre o norte do Brasil.

Previsão Climática para o Trimestre DJF/2016

A previsão por consenso para o trimestre dezembro de 2015 a fevereiro de 2016 (DJF/2016) indica maior probabilidade de chuvas na categoria abaixo da normal climatológica para o centro-norte do País, mantendo-se a distribuição de probabilidade de 20%, 30% e 50% para o extremo norte da Região Norte e de 25%, 35% e 40% na faixa que vai do Amazonas até grande parte da Região Nordeste, com exceção da faixa leste, correspondendo às categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente. Para a Região Sul e sul do Mato Grosso do Sul, a previsão indica maior probabilidade de chuva acima da faixa normal climatológica no centro-sul da Região, com probabilidades de 50%, 30% e 20% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente. Nas demais áreas do País (área cinza do mapa), a previsão apresenta baixa previsibilidade. Esta previsão foi baseada principalmente na atual condição do fenômeno El Niño, cujo impacto foi reproduzido pela maioria dos modelos numéricos de previsão climática sazonal avaliados, bem como na evolução das temperaturas da superfície do mar nos outros oceanos. A previsão por consenso indica temperaturas variando em torno a acima dos valores normais na maior parte do Brasil, com exceção da Região Sul, que deve experimentar valores próximos da climatologia no decorrer do referido trimestre.

Esta previsão foi elaborada pelo GTPCS do MCTI, durante a reunião climática realizada nas dependências do CPTEC/INPE, em Cachoeira Paulista-SP, com a colaboração do CEMADEN/MCTI, INMET, FUNCEME e Centros Estaduais de Meteorologia. A previsão por consenso é baseada na análise das condições diagnósticas oceânicas e atmosféricas globais e de modelos dinâmicos e estatísticos de previsão climática sazonal. Informações adicionais sobre as condições oceânicas e atmosféricas utilizadas nestas análises e a situação da chuva em todo o Brasil serão disponibilizadas no portal do INPE/CPTEC.

Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal – GTPCS/MCTI
Responsável Científico desta Edição: Dr. José A. Marengo – CEMADEN/MCTI

Sem-título3