Regina Alvalá
-Saiba mais sobre a SubRede Desastres Naturais
Nas últimas décadas, houve um aumento na ocorrência de eventos extremos devido às mudanças climáticas, relacionadas principalmente à elevação da temperatura global. As projeções futuras divulgadas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) mostram que esses eventos considerados extremos serão cada vez mais comuns e intensos.
O aumento da vulnerabilidade humana a esses eventos devido ao crescimento global da população e consequente aumento na ocupação de áreas de riscos também levam a maior ocorrência dos desastres naturais.
Os desastres naturais causam não só grandes perdas de vidas humanas e propriedade em todo mundo, mas também impactam ecossistemas naturais, agricultura, zonas costeiras, recursos hídricos, cidades e saúde pública. Portanto, o papel da sub-rede é subsidiar estudos para melhorar o entendimento dos fenômenos físicos envolvidos e da vulnerabilidade da sociedade, aumentando a capacidade de previsão dos eventos extremos e promovendo ações de prevenção e adaptação para que estes eventos não se tornem desastres naturais.