Alexander Turra
-Saiba mais sobre a SubRede Zonas Costeiras
As Zonas Costeiras estão entre as áreas mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas globais, pois serão atingidas diretamente pelo aumento do nível médio do mar, pela exposição a eventos extremos, pelas mudanças nos regimes de descarga fluvial dos rios, pela elevação da temperatura e acidificação dos oceanos. Inúmeros serviços e bens valorizados pela sociedade estão concentrados nos ecossistemas costeiros, os quais estão ameaçados pelas mudanças climáticas e impactos antropogênicos diversos.
Compreender os impactos das mudanças climáticas globais sobre a zona costeira torna-se imprescindível ao planejamento estratégico e à tomada de decisões por parte do poder público e da sociedade brasileira.
A sub-rede Zonas Costeiras caracteriza-se por uma rede de pesquisa interdisciplinar, interinstitucional, com representatividade regional e que abrange as áreas de geomorfologia costeira, oceanografia física, biogeoquímica, oceanografia biológica, ecologia marinha e sócio-economia. Desde 2009, os esforços integrados da sub-rede Zonas Costeiras têm alcançado boa parte de seus objetivos e metas, produzindo resultados concretos.
Entre estes, destacam-se um grande levantamento sobre o estado da arte do conhecimento sobre zonas costeiras no Brasil, incluindo revisões históricas, análise de dados pretéritos, estudos sobre impactos e vulnerabilidades, além de construção de modelos preditivos.