Autores:
GUIMARÃES, L. B.; SAMPAIO, S.
Revista:
Revista Em Aberto - INEP, v. 27, p. 123-134, 2014
Keywords:
Cultura e educação; educação ambiental; estudos culturais,
Pesquisas que articulam em suas perspectivas teóricas e práticas os campos dos estudos culturais e da educação ambiental são acionadas para defender uma pedagogia que promova fissuras no que os autores denominam dispositivo da sustentabilidade. Esse dispositivo abrange uma trama de textos, imagens, slogans, projetos pedagógicos, artigos científicos e tantos outros artefatos ou práticas presentes nos discursos ambientalistas, midiáticos e cotidianos, produzindo efeitos nos processos formativos diretamente ligados à educação ambiental ou não. Na primeira seção, o ensaio marca alguns sentidos sobre as noções de “cultura” e de “pedagogias culturais”. Na segunda, focaliza a questão da formação profissional em educação ambiental, pontuando alguns entendimentos inspirados nos estudos culturais. Na terceira, destaca a potência dessa educação aberta para a multiplicidade, em contraste com a “educação para a sustentabilidade”, que parece seguir um receituário previamente traçado, planejado.