Redes sociais e consumo de notícias: os prejuízos de sistemas centralizados e obscuros
EVANGELISTA, R.
ComCiência, v. 167, 2015.
Todos os dias, milhões de pessoas ao redor do mundo repetem, ao acordar, o mesmo gesto: desligam o despertador do celular, ligam o wi-fi de casa, acessam as redes sociais e conferem as notícias recentes, escolhidas – literalmente – a dedo por aqueles que resolvemos “seguir”, amigos, amigos da rede, personalidades, jornalistas, formadores de opinião, colunistas, piadistas. Se o ritual não é exatamente esse, não foge muito de um roteiro comum. O café da manhã com as notícias do jornal, selecionadas no dia anterior pelo editor-chefe da renomada publicação e que congregava o que era “preciso saber” sobre o que aconteceu no mundo, vai sendo substituído. A seleção, por um lado, é mais distribuída (democrática?) e bebe das fontes mais diversas, confiáveis ou não. Por outro, não obedece a uma ordenação visível, equilibrada ou, aparentemente, lógica. É feita de acordo com o leitor, de acordo com sua ficha no sistema ou com algo derivado disso, relacionado ao perfil, gostos ou interesses das pessoas ou instituições a que está conectado como amigo, seguidor ou qualquer que seja a palavra que a rede social escolhe para designar a ligação entre perfis.
Interference of weeds on seedlings of four Neotropical tree species
MONQUERO, P. A.; ORZARI, I.; SILVA, P. V.; PENHA, A. S.
Acta Scientiarum. Agronomy, v. 37(2), p. 219-232, 2015
http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v37i2.19280
Competition; managemente; seasonal semideciduous forest; restoration,
Seasonal semideciduous forests in southeastern Brazil have experienced intensive fragmentation, and the interference of weeds may affect the dynamics of restored communities. The purpose of this study was to determine if there were specific densities of the weeds Urochloa decumbens and Ipomoea grandifolia at which the growth of seedlings of four Neotropical tree species – Senegalia polyphylla and Enterolobium contortisiliquum (Fabaceae) and Ceiba speciosa and Luehea divaricata (Malvaceae) – would be negatively affected. A randomized experimental design was conducted in a greenhouse, with five treatments to each tree species (different weed densities per pot per tree species) and four replicates per treatment. After the weeds flowered, the height and stem diameter of seedlings were quantified, including the aboveground dry biomass and the percentages of macro and micronutrients contents in the leaves. The growth of the tree seedlings was affected by the lowest weed density (two weeds per pot) when interacting with U. decumbens or I. grandifolia. In general, significant decreases in the percentage of macro and micronutrients in the leaves were observed, especially at eight weeds/pot. Such results could warrant experimental practices in chemical control in conjunction with alternative methods to control of these two weeds in restored areas.
A temática indígena sob as lentes dos Estudos Culturais e Educação – algumas tendências e enfoques analíticos.
BONIN, I. T.; RIPOLL, D.; AGUIAR, J. V.
Revista Educação (PUCRS. Online), v. 38, p. 59-69, 2015.
http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18444
Educação, Estudos Culturais, Temática indígena,
O objetivo deste artigo é mapear e discutir algumas tendências e enfoques analíticos que vêm sendo conduzidos em teses e dissertações do campo da Educação que se valem dos Estudos Culturais para a abordagem da temática indígena. Foram analisados 14 trabalhos que articulam três descritores: temática indígena, Estudos Culturais e Educação. Verificou-se que, em tais produções, problematiza-se a ideia abstrata de diversidade cultural, tão mobilizada pelas perspectivas multiculturalistas. Além disso, constatou-se que o campo dos Estudos Culturais favorece o desenvolvimento de análises críticas que focalizam as desigualdades, as relações de poder, as práticas representacionais e as políticas em torno das identidades/diferenças. São acionados, nestes estudos, diversos conceitos e abordagens teóricas que problematizam visões eurocêntricas, repertórios depreciativos e essencialismos, mostrando que há uma tendência hegemônica de atribuir ao “outro”/indígena características que fazem dele um ser estranho, objeto de curiosidade e de escrutínio.
Dossiê Redes
Dossiê Redes
DIAS, S. O. ; RODRIGUES, C. C. ; VOGT, C. (Orgs.)
Revista ClimaCom Cultura Científica - pesquisa, jornalismo e arte. Campinas: Labjor-Unicamp, 2014. v. 1. 265p
O que pode uma rede? O que implica produzir conhecimentos, sensações e afetos em rede? Como artes, ciências e filosofias pensam e experimentam a criação em rede na contemporaneidade? Como esses modos de pensar e criar afetam a nossa potência de existir e lidar com as mudanças climáticas? Como se configuram as grandes redes de pesquisa nacionais e internacionais em mudanças climáticas? Com o quê e quem se conectam e articulam? Como essas articulações potencializam (podem potencializar) o desenvolvimento científico, tecnológico, artístico, político, social e cultural e promovem a constituição de uma efetiva cultura científica e a democratização de conhecimentos, artefatos, tecnologias? Quais as limitações e desafios que as redes de pesquisa existentes atualmente enfrentam? Como tais pesquisas e pensamentos em rede se abrem à experimentação de um futuro e uma humanidade por vir? Estas foram as questões propostas para a primeira edição da revista ClimaCom Cultura Científica – pesquisa, jornalismo e arte que teve como tema “Redes”. Questões que movimentaram o convite aberto à submissão de artigos, resenhas e produções artísticas e culturais, cujas produções aprovadas pelos pareceristas estão disponíveis nas seções Pesquisa e Arte. Perguntas que geraram pautas e abordagens diversas nas notícias, entrevistas e reportagens feitas pela equipe da ClimaCom e que podem ser vistas na seção Jornalismo. Inquietações que foram experimentadas em oficinas de produção audiovisual coletiva com diversos grupos de pesquisadores, artistas e profissionais e cujas produções estão espalhadas pelas imagens da ClimaCom, bem como podem ser conferidas em detalhes no Laboratório-Ateliê da seção Arte. Modos como encontramos de atingir o objetivo proposto pela revista: colaborar com o debate sobre o impacto da noção de “Redes” na abordagem do tema mudanças climáticas promovendo multiplicações no pensamento com os fenômenos políticos, sociais e culturais do presente. Esperamos que nossos leitores sigam participando desses enredamentos.
A expressividade do deserto: ressonâncias estéticas
CID, G.
Revista ClimaCom. Dossiê Adaptação - Revista ClimaCom Cultura Científica - pesquisa, jornalismo e arte, v. 2. 248p, 2015
ISSN 2359-4705
Estética; Deserto; Gilles Deleuze; Objetividade; Multiplicidade,
A paisagem do deserto sempre forneceu aos artistas e aos filósofos inúmeros momentos de inspiração. Se o deserto pode ser definido pela ausência de uma habitação, pelo vazio de vida, a presença humana no planeta aparece sob a forma do disfarce: disfarce do deserto, distanciamento vertical do solo que nos aproxima da natureza. A superação dos obstáculos naturais por meio da técnica, ao escavar modelos de habitação do planeta, teve um papel importante na elaboração deste disfarce do solo, propiciando aos humanos a ilusão de sua separação e isolamento do ambiente. O pensamento, longe de ser um ato natural, ou isolado em algum recôndito mental, não atua pela duplicação do mundo em imagem, pela representação, mas somente se exerce quando é impelido, quando é forçado, por algo, ao movimento. No limite, este algo pode ser associado ao mundo, à Terra. A partir do diálogo com a fotografia e a pintura de Diane Burko, evocaremos aqui alguns apontamentos filosóficos que aproximam a condição desértica do pensamento, ao mesmo tempo em que se extrai de sua imagem um operador conceitual capaz de reverberar ressonâncias estéticas.
Sementeia: Multi-mídia, Educação e Resistências em uma plataforma virtual
JUNQUEIRA, K. M.; SILVA, L. H.; LIMA, M. M. T.
Revista Climacom. v. 1. 2015
http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/?p=1111
comunicação; movimentos sociais; rede,
O presente artigo relata o desenvolvimento do projeto Sementeia: Multi-mídia, Educação e Resistências em uma plataforma virtual. Visa compartilhar a experiência da concepção e construção da Plataforma multimídia Sementeia na qual serão disponibilizados materiais audiovisuais, sonoros, fotográficos e gráficos relacionados à educação, sensibilização e às ações nas áreas de assentamentos rurais e urbanos, entre trabalhadores rurais, movimentos sociais populares, produzidos por esses mesmos coletivos, pela universidade e, prioritariamente, em parceria entre universidade e coletivos populares. No processo de construção da Plataforma esteve presente uma concepção de comunicação e de linguagem como processos dialógicos, sendo a atuação em rede um componente fundamental para que a colaboração e a articulação ocorram de fato entre os diversos parceiros e configurem o “coletivo de coletivos” que constitui a Plataforma Sementeia. O artigo busca compartilhar a base de onde se partiu para semear a construção da plataforma.
As secas como modos de enredamento
TADDEI, R.
Revista ClimaCom Cultura Científica - pesquisa, jornalismo e arte, 2015. v. 2. 248p
ISSN 2359-4705
Redes; Seca; Sertão; Ceará; São Paulo,
Este texto busca analisar a dimensão constitutiva das representações sobre a seca, e os contextos sociopolíticos e ambientais em que ela se materializa. O argumento parte do fato de que, diferentemente de outras modalidades de desastre, a seca se caracteriza por uma ausência, o que exige dos agentes envolvidos o esforço de fazê-la existir como elemento político e econômico. Através da interpelação de corpos de humanos, animais, plantas, e também de objetos técnicos, processos político-administrativos e construções ideológicas, a seca se transforma em um modo de enredamento, ou em um emaranhado de linhas de devir, nas quais as relações podem se constituírem como mais ou menos felizes. O contexto vivido pela população paulistana, na seca que assola a região sudeste nos anos de 2013 e 2014, é apresentada como forma perversa de enredamento.
Olhares sustentados e insustentabilidade ambiental pelas imagens
PUPO, M.; AMORIM, A. C. R.
Revista ClimaCom Cultura Científica - pesquisa, jornalismo e arte, v. 01, p. 19-26, 2014
ISSN 2359-4705
Imagem; transição; educação; campesinato,
A partir de imagens e vídeos, esse artigo busca encontros conceituais que nos apoiem a desdobrar as convencionais formas de se olhar para os objetos que cotidianamente nos envolvem. Deslocamento, transição territorial pelas imagens, pontos privilegiados para a ação: são análises por onde a redação desse artigo transcorre, inundado por uma pesquisa de mestrado em divulgação científica e cultural. O conceito de reticulação é utilizado de forma que possamos dimensionar as imagens como dispositivos capazes de pensar a insustentabilidade das representações visuais que hoje narram sociedade e produção, clima e ambiente. Nessa rede cotidiana composta por objetos, discursos e sentidos, interessa-nos propor, como um campo problemático, que desequilíbrios as imagens podem promover quando o assunto gira em torno da identidade camponesa, acreditando que ela tenha implicações para o emaranhado que produz ressonâncias nos estudos audiovisuais e educação, nas relações entre sociedade e ambiente.
Tecnologia Social e Economia Solidária: construindo a ponte
DAGNINO, R.; DIAS, R.; NOVAES, H.; BEZERRA, R.; PAVAN, M.; FRAGA, L.; BAGATTOLLI, C.; LIMA, M. M. T.; BRITO, V. J.; FELIX, E.; PERON, A. E. R.
ESPINOSA, B.; ROTH, A. N.; WATERS, W. F. Revista Mundos Plurales, v. 1, p. 59-787, 2014
1Ed., Novembro, 2014.
The paleontological exhibition: A venue for dialogue
MURRIELLO, S.
Public Understanding of Science, v. 24, p. 86-95, 2015.
https://doi.org/10.1177/0963662514555452
Contextual learning; evolution; museum studies; palaeontology; public,
Understanding the dialogue between museums and their visitors enables museums to subsist, undergo transformations and become consolidated as socially valued cultural venues. The Museo de La Plata (Argentina) was created in the late nineteenth century as a natural history museum, and this study shows that currently the museum is valued socially as a venue for family leisure and education, at which people make sense to the objects exhibited through characteristics conferred upon them by both the institution and the visitor. Nevertheless, such dialogue is somehow affected by the museographic proposal and the public interpretation of the institutional narrative, which could be analysed within the frame of contextual learning. As a consequence, the evolutionary idea that the museum aims to communicate is distorted by the public. This article highlights the importance of considering the visitors’ interpretations when planning museum exhibitions, a perspective that has been rather absent in the Argentinian museums.
Imagens que atuam: entre sonhos, silêncios e ambientes
GUIMARÃES, L. B.; SILVEIRA, E.
ANDRADE, N.; ALVES, N. (Org.). Sonhos de escolas: conversas com Kurosawa, v. 1, p. 16-29, 2014.
1ed. Petrópolis: De Petrus, 2014
. … culturas, biologias, ensinos, formações: atravessamentos ….
GUIMARÃES, L. B.
BARZANO, M.; FERNANDES, J.A.; FONSECA, L.; SHUVARTZ, M. (Org.). Ensino de Biologia: experiências e contextos formativos, v. 1, p. 93-102, 2014
1ed. Goiânia: Índice Editora, 2014