Autores:
MAZZA, I.; PLUTARCO, F.; RAMOS, R. R.
Revista:
In: Costa, F.J.; Ramos, R.R. (Org.). O cinema pensa os negócios e os negócios o cinema: cinema, educação em negócios e pensamento crítico. Novas Edições Acadêmicas, v. 1, p. 42-53
Edição:
1ed. Lisboa, 2015
DOI:
ISBN-13: 978-3-639-84585-3
ISBN-10: 3639845854
O cinema tem uma relação indissociável com a vida das pessoas, na medida em que reflete e está integrado à vida, não apenas de atores e atrizes ou dos agentes produtores do cinema, mas também no dia-a-dia das pessoas comuns que tem no cinema uma das melhores alternativas de lazer e de vivência da experiência ficcional. Basta ver os números da indústria da exibição cinematográfica para se ter segurança de o quanto o cinema atrai as pessoas. Em outras palavras, nós vivemos com o cinema, que reflete e retrata nossa vida e ora nos faz pensar sobre o universo que nos envolve, ora nos alerta para o que devemos fazer, ou deixar de fazer, e ora simplesmente nos ocupa o tempo, de uma forma prazerosa e emocionante. E se é assim, não é difícil compreender o uso potencial do cinema na transmissão de mensagens, pontos de vista e de ideologias, e sua capacidade de ilustrar e construir a realidade humana e social enquanto propulsor de uma reflexão sobre o real. Ao longo do livro encaminhamos um esforço de análise de obras cinematográficas, focadas em filmes específicos e com uma atenção dirigida à análise organizacional, com ênfase gerencial para um contexto educacional e de formação gerencial.