Você esta em:
Home » Eventos » Aplicativo inédito no país para coleta de dados agrícolas no semiárido será apresentado em Minas Gerais
21 de janeiro de 2016

Aplicativo inédito no país para coleta de dados agrícolas no semiárido será apresentado em Minas Gerais



img_aplic

Projeto foi desenvolvido pelo Cemaden e conta com apoio da Emater-MG. Utilizando um celular, pequenos produtores de agricultura familiar poderão coletar informações sobre as lavouras.

BELO HORIZONTE – Montes Claros, localizado ao norte de Minas Gerais, foi o município escolhido para dar início a implantação do aplicativo AgriSupport,  projeto do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O aplicativo –  disponibilizado para aparelhos celulares – possibilita o registro fotográfico georreferenciado da área plantada e coleta de informações sobre o plantio, feito pelos pequenos produtores da agricultura familiar do semiárido brasileiro, com apoio dos extensionistas rurais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).

O motivo da escolha do município está relacionado ao período de plantio na região, finalizado no mês de dezembro. Dessa forma, será possível coletar informações para acompanhamento, desde o início, do desenvolvimento das culturas.

Nos dados sobre o plantio, constarão informações atualizadas e precisas sobre o cultivar e manejo, como, por exemplo, das espécies e variedades cultivadas, datas de plantio e, principalmente, da distribuição espacial das culturas agrícolas no semiárido.

Em razão da participação ativa dos agricultores na coleta e envio de dados e informações – utilizando novas tecnologias e intercâmbio de informações científicas – o aplicativo possibilitará a criação de base de dados e informações. Essas informações permitirão subsidiar projetos científicos de interesse social, entre eles o do Sistema de Previsão de Risco de Colapso de Safras na Agricultura Familiar do Semiárido do Brasil, em desenvolvimento no Cemaden.

A apresentação do aplicativo e o trabalho de campo – utilizando os celulares e a coleta de dados – ocorreu no dia 20 de janeiro,  na sede do Núcleo de Ciências Agrárias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Montes Claros. O Workshop “Risco de Colapso de Safra/Projeto AgriSupport” contou com a participação dos agricultores, extensionistas rurais, pesquisadores e instituições ligadas à agricultura e  ao semiárido. O encontro foi organizado pelo Cemaden em parceria com a Emater-MG, que ofereceu todo o apoio técnico junto aos agricultores familiares. Leia a matéria completa aqui.