A resposta da floresta amazônica a mudanças ambientais instiga a curiosidade dos cientistas e da sociedade global, pois é percebida como um riquíssimo patrimônio natural, o único e último nessa escala do Planeta.
De que forma desmatamentos, queimadas, secas e incêndios podem provocar mudanças climáticas e impactar a Amazônia? Robustos estudos apontam para o aumento na frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como grandes cheias e secas. Estudar a relação desses eventos extremos com mudanças naturais ou antrópicas e avaliar seus impactos sobre os biomas e os seres humanos é o objetivo de Secas na Amazônia.
Com rigor científico, o livro apresenta o histórico de secas na Amazônia; a análise de fatores climatológicos determinantes; simulações e previsões; estudos das últimas secas; e impactos para os recursos hídricos, a fauna, a flora e os seres humanos. Escrito por renomados pesquisadores das mais importantes instituições brasileiras e internacionais, Secas na Amazônia traça uma análise abrangente e criteriosa sobre os eventos climáticos extremos na região, de fundamental importância para a biodiversidade, o meio ambiente e a economia não apenas do Brasil, mas de todo o mundo.
O livro traz “novas verdades”, no dizer de Adalberto Luís Val, do INPA, e “é uma obra obrigatória para estudiosos de todas as áreas”.
Secas na Amazônia: causas e consequências
Organizadores: Laura De Simone Borma e Carlos Afonso Nobre
Preço: R$ 65,00 | 367 p. | ISBN: 978-85-7975-078-6 | Publicação: 2013
Formato: 16 cm x 23 cm | Encadernação: Brochura
Sobre os organizadores
Carlos Afonso Nobre: Doutor em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências para Nações em Desenvolvimento e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Também é um dos autores do Quarto Relatório do Painel Intergovernamental em Mudanças Climáticas. É secretário da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisas e Desenvolvimento (Seped), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), desde 2011.
Laura De Simone Borma: Doutora pelo Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ, com ênfase na área de Geotecnia Ambiental, ex-professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da EACH/USP. Desde 1998, vem trabalhando com pesquisas relacionadas à hidrologia, no que se refere aos estudos de disponibilidade e contaminação dos recursos hídricos em decorrência de atividades antrópicas em várias escalas (desde a local até a global). É pesquisadora do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), atuando no grupo de hidrologia e desastres naturais.
Para visualizar os currículos completos dos demais especialistas que elaboraram os capítulos da obra, acesse este link:
http://www.ofitexto.com.br/files/_product/1237/1237404/autores-secas.pdf