A pesquisadora Regina Rodrigues (UFSC), coordenadora da sub-rede Desastres Naturais da Rede Clima, participou do painel “Modelling Climate Impacts with Human/Social Feedback”, durante a “The Yale Climate, Environment & Economic Growth Conference 2023”, realizada nos dias 9 e 10 de novembro.
A sessão final da conferência destacou a importância dos modelos quantitativos – que nos permitem estudar, compreender e, em última análise, contar histórias sobre os impactos das alterações climáticas, e as respostas humanas a essas alterações. Entretanto, mas tais modelos raramente têm refletido verdadeiros esforços interdisciplinares.
Durante o painel, a moderadora Jessica Seddon, da Jackson School of Global Affairs de Yale, propôs que os pesquisadores “combinassem a vanguarda da modelagem de mudanças ambientais com a vanguarda da modelagem da dinâmica social, reconhecendo os pontos de inflexão ambientais em nossos modelos econômicos e os pontos de inflexão social em nosso impacto climático”. Os palestrantes Tony Smith (Yale), Regina Rodrigues (UFSC), Piers Forster (Universidade de Leeds) e Tejal Kanitkar (National Institute of Advanced Studies) reuniram-se para destacar a importância de um maior envolvimento entre pesquisadores de todos os matizes – a necessidade de utilizar e aproveitar o tempo simplesmente promovendo diálogos interdisciplinares.