Francisco de Assis de Souza Filho
-Saiba mais sobre a SubRede Recursos Hídricos
A sub-rede foi criada considerando evidências, fornecidas por registros observacionais e projeções climáticas, de que os recursos hídricos são vulneráveis e possuem potencial de serem impactados pelas mudanças climáticas.
A sub-rede tem como principal objetivo a análise dos impactos das mudanças do clima sobre o regime hidrológico nas bacias dos principais biomas brasileiros, das suas consequências para a sociedade humana e os ecossistemas, e das estratégias de adaptação apropriadas. Utiliza modelos matemáticos, climáticos e hidrológicos como principais ferramentas metodológicas.
Um aspecto de especial atenção é a segurança hídrica, ou seja, a disponibilidade hídrica nas bacias para os diversos usos, como abastecimento humano urbano e rural, industrial, geração de energia e irrigação, e a influência da mudança do clima sobre eventos extremos que causam tanto secas como cheias ribeirinhas e urbanas. A sub-rede tem escopo interdisciplinar e, assim, mantém articulações com outras sub-redes da Rede Clima.