Silvio Nilo Figueroa Rivero
-Saiba mais sobre a SubRede Modelagem Climática
A principal motivação da sub-rede de Modelagem é desenvolver e utilizar o Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre – BESM e seus modelos componentes (oceano-criosfera-atmosfera-superfície–biosfera) com fins de estudar, detectar e projetar as mudanças climáticas em escalas global e regional decorrentes de ações antrópicas e naturais.
A sub-rede é organizada em torno de um grupo multi–institucional e interdisciplinar de modelagem do sistema terrestre coordenado pelo INPE com participação de universidades e centros de pesquisa nacionais, redes estaduais de pesquisa e colaboração internacional.
A sub-rede de Modelagem conta com os recursos de supercomputação de última geração do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e é responsável por disponibilizar e facilitar o uso de modelos climáticos e seus componentes para a comunidade científica nacional, principalmente para as demais sub-redes da Rede Clima. Os cenários globais gerados pelo BESM serão utilizados como condições de contorno para ‘downscaling’ de vários modelos regionais e estudos de impactos das Mudança Climática no Brasil.