Você esta em:
Home » Eventos » Bolsista da Rede Clima participa da International Conference on Regional Climate (ICRC)-CORDEX 2016
17 de junho de 2016

Bolsista da Rede Clima participa da International Conference on Regional Climate (ICRC)-CORDEX 2016



Evento: International Conference on Regional Climate (ICRC)-CORDEX 2016

Período: 17 a 20 de Maio de 2016

Local: Estocolmo, Suécia

Fonte: http://www.icrc-cordex2016.org/

Correspondente: Pablo Borges de Amorim

Pablo é bolsista EV-1 da sub-rede de Desastres Naturais da Rede Clima. Possui doutorado em Ciências Naturais pela Technische Universität Dresden, mais especificamente em Cenários Regionais de Mudanças Climáticas.

Descrição do evento:

O Coordinated Regional Downscaling Experiment (CORDEX) foi iniciado pelo World Climate Research Programme (WRCP[1]), em 2009, em resposta à necessidade de uma estrutura coordenada para avaliar e melhorar técnicas de regionalização, ou downscaling, do clima e produzir uma nova geração de projeções climáticas de fina escala. A conferência ICRC-CORDEX2016 realizada entre 17 a 20 de Maio de 2016 em Estocolmo, Suécia,  é uma iniciativa do CORDEX para reunir a comunidade internacional de pesquisadores de clima regional. O grande foco do evento foi o desenvolvimento de informações climáticas de alta resolução e suas aplicações em estudos de impacto e de adaptação envolvendo uma gama de potenciais usuários de informações sobre o clima regional. A conferência abordou diversos temas, entre eles: benefícios do downscaling, fronteiras das ferramentas de downscaling e impactos e aplicações. Os termos ensemble e multi-multi foram frequentemente utilizados como uma abordagem confiável e robusta de utilização de projeções climáticas regionais em estudos de impacto. O termo distillation, o qual se refere a geração e interpretação de dados climáticos focados no próximo usuário, também foi bastante mencionado. Os serviços do clima, ou Climate Services, foi sistematicamente abordado e teve uma seção exclusiva no evento. O mesmo trata a informação climática de uma maneira transdiciplinar envolvendo não somente modelagem regional mas também a comunicação e interpretação da informação do clima pelos setores da sociedade. É a interface de duas vias entre a ciência do clima e aplicação, entre os climatologistas e tomadores de decisão, entre ciência natural e ciência socioeconômica.

Embora avançado, o processo de modelagem e regionalização de variáveis como precipitação ainda apresenta um significativo nível de incerteza o qual é improvável de diminuir a médio prazo tornando sua utilização ainda bastante limitada nas tomadas de decisões. Os avanços do CORDEX em relação ao evento de 2013 estagnaram em temas chave como compreensão dos processos físicos relevantes na escala regional, os efeitos antropogênicos na mudança no uso da solo e, principalemnte, no fornecimento de informações robustas e úteis para os estudos de impacto. Os altos investimentos em recursos humanos e infra-estrutura parecem não sincronizar com a relevância da contribuição desta comunidade para a sociedade. Pelo menos no que diz repeito a estratégias de adaptação na escala regional. Uma interação maior com os usuários dos dados regionais através dos serviços do clima parece ser o caminho para lidar com o desafio de tornar os dados gerados pela modelagem climática aplicáveis as necessidades da sociedade.

conferencia

conferencia1

Fotos do conferência ICRC-CORDEX2016. Fonte: http://www.icrc-cordex2016.org/

[1] Financiado pela World Meteorological Organization (WMO), International Council for Science (ICSU) e o Intergovernmental Oceanographic Commission (IOC) da UNESCO