Aldo Rebelo destaca a importância do trabalho dos pesquisadores. Iniciativa contribui para mitigação das mudanças climáticas.
Esta é a primeira reunião de 2015 do GTPCS, que é formado pelas maiores lideranças na área de previsão climática do País. Os encontros
do grupo ocorrem mensalmente, e os pesquisadores divulgam a previsão para o trimestre seguinte.
Nesta sexta (16), a reunião está sendo coordenada pelo meteorologista Paulo Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI).
O ministro Aldo Rebelo participou da abertura do evento, que acontece na Sala Álvaro Alberto, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), em Brasília.
Aldo ressaltou que as previsões trimestrais do GTPCS, instituído pelo MCTI em novembro de 2013, colaboram para proteger, além da população vulnerável, “a infraestrutura do País, também atingida muitas vezes duramente por desastres naturais”, e a “ação privada na economia”, já que uma maior previsibilidade climática pode orientar investimentos empresariais.
De manhã, o grupo realizou uma discussão técnica mais aprofundada. A partir das 14h, a previsão climática para fevereiro, março e abril foi apresentada a gestores dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Integração Nacional (MI); Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG); e Saúde (MS). Leia aqui a matéria completa.