Com o objetivo de contribuir para que o poder público adote as medidas necessárias para evitar ou reduzir danos e prejuízos à população, à infraestrutura e à economia do país por conta de questões climáticas, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), reiniciou nesta sexta-feira (16) as atividades do Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS).
Na abertura da reunião, que busca elaborar prognósticos para o próximo trimestre (de fevereiro a abril), o ministro Aldo Rebelo destacou: “Nós sabemos que essas adversidades atingem principalmente a população mais pobre, mais vulnerável, tanto nos problemas causados pela seca como pelo excesso das águas”.
Esta é a primeira reunião de 2015 do grupo e foi coordenada pelo meteorologista Paulo Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI). O grupo é formado pelas principais lideranças na área de previsão climática do país e tem uma agenda mensal de reuniões, em que os pesquisadores divulgam a previsão para o trimestre seguinte. Leia aqui a matéria completa.